Artigo nº 002 - cartas e bate-papos

Conversando com Maria Lucia de Andrade Pinto (1)


29/02/12 - Na primeira semana de fevereiro último, recebi um singelo e generoso e-mail da simpaticíssima Maria Lucia de Andrade Pinto. Como é do meu costume, o respondi. Os e-mails renderam e continuam a render mais e mais e-mails que, penso, merecem ser editados e compartilhados. É claro que pedi licença à mais nova amiga, que me a concedeu nestes termos: 'Se considerar que pode ter utilidade, pode usar à vontade os nossos diálogos'. Eis a mais nova colaboradora deste modesto site. Deixo, contudo, desde já aberto à amiga quaisquer crítica que julgue procedente na utilização destas correspondências. E vamos à primeira.

MARIA LUCIA (em 04/02/12) - Descobri o Sociologando meio por acaso. Estava procurando saber o que Stedile tinha dito à Dilma no Forum Social Temático e fui bater numa matéria do MST, exatamente sobre isso, que estava no seu site.
Os elogios ao Sociologando são mais do que merecidos porque você faz um trabalho de excelente qualidade e que vem suprir uma lacuna.
Os brasileiros que desejam ou necessitam informações mais amplas sobre o que se passa no mundo ou no Brasil, em termos políticos e econômicos, selecionadas segundo uma visão, digamos assim, de esquerda ficam a pé. O Sociologando de forma muito bem concebida atende a esse interesse.
Além disso, indica fontes confiáveis excelentes e ainda oferece vídeos, seleção de músicas, o "instante de reflexão", textos selecionados etc
Destaque para a diagramação, o uso das cores, a programação visual, a movimentação.
Enfim, foi uma agradabilíssima surpresa descobrir o seu site que já coloquei na tela e nos favoritos. E daí não será necessário enviar por emails, já que entro direto.
Serei uma frequentadora assídua e já divulguei no Tijolaço e no Conversa Afiada.
Moro no Estado do Rio de Janeiro e fico zanzando entre o Rio de Janeiro e Vassouras, uma das cidades históricas do RJ.
Vejo sempre - e já há bastante tempo - o telejornal Dossier,do Walter Martinez, pela Venezolana de Televisión. Nesse horário de verão, vai ao ar já entrando pelo dia seguinte. Assim, assisto, quase sempre ao final da tarde do dia seguinte, quando postam os vídeos no site da teleemissora. Acho muito bom. O Fidel e o Chávez assistem diariamente e vez por outra pintam por lá, em entrevistas.
Estarei sempre visitando seu Sociologando e qualquer informação que ache que poderia interessar envio, certo?
Quando tiver um tempo dá uma olhadinha nesse blog do Agry, um português que anda pela África e que me parece um ótimo blogueiro. Aliás ele tem quatro blogs, além desse. Mas os demais são sobre culinária, poesias etc. Esse é que acho o mais interessante:
http://agrywhite.blogspot.com/2012_01_01_archive.html
Grata pela atenção, mais parabéns pelo seu primoroso trabalho de "siteiro" e até mais.

RENATO (em 05/02/12) - Muito boa noite Maria Lucia,
Novamente muito obrigado. Sabe, é raro o recebimento de um e-mail tão favorável, o que é compreensível nestes tempos de ditadura da mídia e de consensos que emburrecem. Mas, os que estamos num espectro à esquerda, de combate, estivemos muito tempo numa espécie de solidão defensiva.
Seja bem vinda, amiga. E toda vez que julgar algo importante para a formação de jovens e cidadãos deste mundo, estou aqui para (com)partilhar.
Grato mais uma vez (e fique certa que) despeço-me feliz.
Abraços.